Existem diferenças pontuais entre eleger um síndico morador ou contratar um síndico profissional. Mas também existe a possibilidade de eles serem a mesma pessoa.
Quando um morador decide se candidatar a síndico do condomínio, já tem noção do trabalho que terá pela frente. Então, por que não ir mais a fundo e se tornar um síndico profissional?
As responsabilidades para ambos serão as mesmas, entretanto, o síndico profissional terá conhecimento qualificado e específico, além de ser treinado para lidar com todas as situações.
Pode ser um bom investimento para o síndico morador fazer um curso de síndico profissional e oferecer um trabalho de alto nível para o condomínio em que reside. Além disso, obterá maior credibilidade, respeito e benefícios, pois este será o seu trabalho oficial.
Requisitos para ser síndico profissional
Já fizemos um artigo aqui no blog que fala sobre o que você precisa saber sobre as responsabilidades de um síndico. Além destas responsabilidades, algumas características pessoais também precisam ser analisadas para você saber se realmente poderá assumir este cargo.
Um síndico, profissional ou não, precisa ser uma pessoa centrada, paciente, compreensiva, reflexiva, imparcial, saber se comunicar com clareza (firmeza e gentileza) e ter a consciência de que está trabalhando para o bem de todos, sempre preocupado em dar o seu melhor.
Já existem muitos cursos de síndico profissional no mercado. Eles abordam questões pertinentes sobre Gestão, Legislação, Segurança, Recursos Humanos, Sustentabilidade, Manutenção e Administração, por exemplo.
Para começar o curso é necessário já ter noção de, pelo menos, boa parte destas áreas. Se já tiver alguma experiência como síndico, facilitará ainda mais.
Mas, se não tiver experiência, é interessante iniciar fazendo parte do Conselho do Condomínio para começar a ser visto e respeitado pelos moradores em um cargo de liderança.
Esta é uma boa oportunidade de começar a mostrar seu interesse, suas ideias e ganhar a confiança a todos.
Vantagens de fazer um curso de síndico profissional
Com um certificado de síndico profissional, a primeira grande vantagem é o conhecimento qualificado que ninguém tira de você.
Depois, a vantagem de poder ter um salário, fazendo dessa a sua profissão oficial.
Não necessariamente precisa trabalhar para o seu condomínio. Depois de alguma experiência, poderá oferecer seus serviços a outros condomínios. Muitos preferem esta opção, pois podem separar os locais de convivência pessoal e profissional.
Depois do curso profissionalizante, verá outras oportunidades de cursos mais específicos para continuar investindo na carreira e poder agregar mais valor ao seu serviço.
Obter mais benefícios do seu maior aliado
O maior aliado do síndico é um Sistema de Gestão para Condomínios. Este sistema se torna uma ferramenta muito mais poderosa quando o síndico tem conhecimento específico sobre suas funções.
Ainda que o sistema ofereça uma navegação intuitiva e fácil, o síndico profissional tem uma visão mais abrangente para utilizar todas as funcionalidades disponíveis a seu favor.
Poder centrar todo o seu trabalho em um único lugar é uma grande vantagem profissional. Um sistema de gestão para condomínios permite trabalhar com maior confiança, segurança e organização.
Assim, o síndico pode gerir seu tempo com mais liberdade, dedicando-se a outras tarefas e sabendo que todas as informações e documentações de que precisa estão seguras no sistema.
Resumindo
Vale a pena fazer um curso de síndico profissional e investir em experiência e em ferramentas para melhorar sua gestão.
Para começar sua profissionalização munido de ferramentas de alta performance, conheça mais sobre o Smartcom System. Ele é a única ferramenta de gestão para condomínios que concentra gestão administrativa, financeira e operacional, além de possuir um sistema social para comunicação interna entre síndico e condôminos!
Faça uma demonstração. Clique no botão abaixo e receba imediatamente uma senha temporária no seu email!